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OS 1.0: Sistema Operacional 3D&T
Gundam Generation RPG :: [ Universal Century ] - System Gundam RPG :: [ OS ] - Gundam Generation RPG
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OS 1.0: Sistema Operacional 3D&T
Para melhor suporte, ao Gundam Generation RPG Forum, nas interpretações, evolução e combates será usado o sistema 3D&T, um sistema simples e facil de se entender, manusear em jogo e combate. Ele será unicamente usado paa suprote de interpretação, aonde poderemos definir através de atributos, vantagens e desvantagens, perícias e experiencia quem é quem e como estes são uns para com os outros, uns contra os outros ou todos em um único ato ou objetivo. A seguir irei apresentar uma explicação resumida sobre o sistema que será aplicado neste forum.
Pontos de Personagem:
Os pontos de personagem definem o nível de poder de seu personagem. Quanto maior o número de pontos de personagem, mais poderoso ele será. O jogador usa esses pontos para distribuir em características e também comprar poderes especiais (vantagens) e conhecimentos (perícias). Em Gundam Generation cada personagem começará com 5 pontos de personagem, podendo aumentar esta quantidade de pontos com desvantagens. Neste RPG, no entanto, existirá duas fichas: a do Piloto e a do Mobile Suit, aonde o segundo é construido com 12 pontos de personagem e podem ter até 3 desvantagens ligadas a máquinas ou combate.
Características:
3D&T possui 5 características básicas que dizem em números o poder de seu personagem. Elas são Força, Habilidade, Resistência, Armadura e Poder de Fogo. Abreviadamente são conhecidos como F, H, R, A e PdF.
Um valor igual a 0 significa que tem aquela característica equivalente a de um ser humano normal. Personagens recém criados não podem ter características acima de 3 pontos, Mobiles Suits podem exceder este limte até um máximo de 5 pontos. Vale lembrar que a pontuação inicial não inclui os bonus fornecidos por raças ou vantagens, mas ainda estarão no limite de 5 pontos totais (exemplo um humano com H3 e raça newtype, teria H3+2 = H5, ou seja, já esta no máximo.
Pontos de Vida:
Pontos de vida seriam equivalentes a saúde física de seu personagem, como uma barra de energia em jogos eletrônicos. São conhecidos abreviadamente como PV. Uma vez que seu personagem chegar a ter PV zerados ele estará fraco, inconsciente ou morto conforme o qeu o mestre decidir. Seres humanos normais tem 1 PV, enquanto os jogadores terão seus PVs definidos como 5 vezes o valor de sua Resistência como base.
Pontos de Energia:
Pontos de Energia é na verdade um combustível para manobras especiais, coisas fora do comum, que incluem, obviamente, golpes ou técnicas especiais. Mas se o jogador quiser usar um golpe que aumente seu dano ele irá queimar esse combustível para tal. Seres humanos normais não possuem ENs, enquanto jogadores terão seus PMs definidos como 5 vezes o valor de sua Resistência como base.
Recuperando PVs e ENs:
Pontos de Vida e Energia perdidos são recuperados com descanso. Qualquer personagem pode recuperar todos os seus PVs e ENs com uma noite (no mínimo 8 horas) de descanso; ou, com duas horas, recuperar 1 PV e 1 PM para cada ponto de sua Resistência. No entanto Mobiles Suits só conseguem recuperar PVs e EN através de manutenção e recarga. Esta recuperação de Pvs é através de mecânicos ou troca de partes danificadas, levando 1d6 horas (para reparo) ou 6 turnos (para troca de partes removíveis).
Um exemplo disso é em Gundam Seed, aonde um Mobile Suit gasta 1 EN por turno de funcionamento e precisa retornar a nave de batalha para recarregar a energia, o que leva de 3 a 6 turnos de recarga. reparos em combate são mais complicados, por exemplo em Gundam 8Th Team, no primeiro episódio, a equipe de manutenção foi capaz de restaurar minimamente o GM, por falta de peças e condição para manutenção (6 turnos para 1 PV, em condição ruim, 6 turnos para 5 PV em condição favorável), voltando em Gundam seed, o striker podia trocar de equipamento, entre os pacs Aile, Sword e Launcher, o que o obrigava a ficar alguns turnos sem ação...
Vantagens, Desvantagens e Perícias:
Vantagens são poderes especiais. Desvantagens são fraquezas que atrapalham seu desempenho. Perícias são conhecimentos que seu personagem possui, influenciando em maior parte em situações fora de combate, mas em alguns casos ajudam em combate. Cada personagem pode ter seu próprio conjunto de vantagens, desvantagens e perícias.
Vantagens e Perícias precisam ser "compradas" com os pontos de personagem. Já as desvantagens "fornecem" pontos de personagem, pois elas possuem valor negativo no balanço de pontos gastos para a criação do personagem. Lembrando que todos os personagens, sejam Pilotos ou Mobiles Suits estão limitados a 3 Desvantagens de qualquer valor...
Pontos de Personagem:
Os pontos de personagem definem o nível de poder de seu personagem. Quanto maior o número de pontos de personagem, mais poderoso ele será. O jogador usa esses pontos para distribuir em características e também comprar poderes especiais (vantagens) e conhecimentos (perícias). Em Gundam Generation cada personagem começará com 5 pontos de personagem, podendo aumentar esta quantidade de pontos com desvantagens. Neste RPG, no entanto, existirá duas fichas: a do Piloto e a do Mobile Suit, aonde o segundo é construido com 12 pontos de personagem e podem ter até 3 desvantagens ligadas a máquinas ou combate.
Características:
3D&T possui 5 características básicas que dizem em números o poder de seu personagem. Elas são Força, Habilidade, Resistência, Armadura e Poder de Fogo. Abreviadamente são conhecidos como F, H, R, A e PdF.
Um valor igual a 0 significa que tem aquela característica equivalente a de um ser humano normal. Personagens recém criados não podem ter características acima de 3 pontos, Mobiles Suits podem exceder este limte até um máximo de 5 pontos. Vale lembrar que a pontuação inicial não inclui os bonus fornecidos por raças ou vantagens, mas ainda estarão no limite de 5 pontos totais (exemplo um humano com H3 e raça newtype, teria H3+2 = H5, ou seja, já esta no máximo.
Pontos de Vida:
Pontos de vida seriam equivalentes a saúde física de seu personagem, como uma barra de energia em jogos eletrônicos. São conhecidos abreviadamente como PV. Uma vez que seu personagem chegar a ter PV zerados ele estará fraco, inconsciente ou morto conforme o qeu o mestre decidir. Seres humanos normais tem 1 PV, enquanto os jogadores terão seus PVs definidos como 5 vezes o valor de sua Resistência como base.
Pontos de Energia:
Pontos de Energia é na verdade um combustível para manobras especiais, coisas fora do comum, que incluem, obviamente, golpes ou técnicas especiais. Mas se o jogador quiser usar um golpe que aumente seu dano ele irá queimar esse combustível para tal. Seres humanos normais não possuem ENs, enquanto jogadores terão seus PMs definidos como 5 vezes o valor de sua Resistência como base.
Recuperando PVs e ENs:
Pontos de Vida e Energia perdidos são recuperados com descanso. Qualquer personagem pode recuperar todos os seus PVs e ENs com uma noite (no mínimo 8 horas) de descanso; ou, com duas horas, recuperar 1 PV e 1 PM para cada ponto de sua Resistência. No entanto Mobiles Suits só conseguem recuperar PVs e EN através de manutenção e recarga. Esta recuperação de Pvs é através de mecânicos ou troca de partes danificadas, levando 1d6 horas (para reparo) ou 6 turnos (para troca de partes removíveis).
Um exemplo disso é em Gundam Seed, aonde um Mobile Suit gasta 1 EN por turno de funcionamento e precisa retornar a nave de batalha para recarregar a energia, o que leva de 3 a 6 turnos de recarga. reparos em combate são mais complicados, por exemplo em Gundam 8Th Team, no primeiro episódio, a equipe de manutenção foi capaz de restaurar minimamente o GM, por falta de peças e condição para manutenção (6 turnos para 1 PV, em condição ruim, 6 turnos para 5 PV em condição favorável), voltando em Gundam seed, o striker podia trocar de equipamento, entre os pacs Aile, Sword e Launcher, o que o obrigava a ficar alguns turnos sem ação...
Vantagens, Desvantagens e Perícias:
Vantagens são poderes especiais. Desvantagens são fraquezas que atrapalham seu desempenho. Perícias são conhecimentos que seu personagem possui, influenciando em maior parte em situações fora de combate, mas em alguns casos ajudam em combate. Cada personagem pode ter seu próprio conjunto de vantagens, desvantagens e perícias.
Vantagens e Perícias precisam ser "compradas" com os pontos de personagem. Já as desvantagens "fornecem" pontos de personagem, pois elas possuem valor negativo no balanço de pontos gastos para a criação do personagem. Lembrando que todos os personagens, sejam Pilotos ou Mobiles Suits estão limitados a 3 Desvantagens de qualquer valor...
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